(11) 95204-9308 (Nextel)

contato@innovamente.com.br

R. Ezequiel Freire, 192 - Sl 909

(Ao lado do metrô Santana)

Fonoaudiologia


A Fonoaudiologia é a ciência que estuda e trabalha com a Linguagem Humana.

A Linguagem Humana aborda diferentes aspectos, por este motivo a atuação fonoaudiológica é possível em diversas áreas: linguagem verbal e não verbal, linguagem escrita, audição, musculatura oro-facial, funções (deglutição, mastigação e respiração), audição e voz.

O trabalho fonoaudiológico aborda: prevenção, reabilitação e aprimoramento/estética.

– Prevenção: orientações e procedimentos para evitar a instalação de uma alteração nos aspectos relacionados à linguagem humana .

– Reabilitação: quando a alteração já está instalada e o paciente apresenta pelo menos uma queixa nos aspectos da sua comunicação.

– Aprimoramento/Estética: quando não há queixas referentes a patologias, mas o desejo do aprimoramento da performance da comunicação, qualidade da voz, articulação da fala e fluência comunicativa.

 

 

 

Avaliação


Na avaliação será realizada a investigação de todos os dados referentes aos aspectos fonoaudiológicos  por meio da queixa apresentada.

O momento da avaliação é composto de quatro sessões (no máximo): uma anamnese (entrevista inicial), uma ou duas sessões de avaliação com aplicação de testes, gravação de voz para análise posterior (perceptual e software específico para avaliação de fala e voz no computador) e filmagem, além da sessão de devolutiva. Durante a devolutiva, além dos resultados dos testes e da apresentação do plano terapêutico, também são apresentados as orientações necessárias, os encaminhamentos e os relatórios a serem entregues aos profissionais devidos.  A fonoaudióloga discute o caso com todos os profissionais envolvidos com o paciente, por exemplo: médicos, professores,  coordenadores pedagógicos, terapeutas, entre outros.

 

Sessões de fonoterapia/ tratamento


Os principais objetivos são: prevenir, reabilitar e aperfeiçoar aspectos da linguagem humana e voz.

A duração do tratamento depende da evolução individual do paciente, que implica empenho, realização de atividades em casa e freqüência às sessões.

 

 


Veja outras de nossas especialidades

Fale conosco