(11) 95204-9308 (Nextel)

contato@innovamente.com.br

R. Ezequiel Freire, 192 - Sl 909

(Ao lado do metrô Santana)

Psicopedagogia


A Psicopedagogia é a área do conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem tanto de crianças e adolescentes como dos adultos.

Tem como objetivo  identificar quais são as dificuldades de aprendizagem que a criança ou adolescente apresenta na escola e no seu dia a dia.

Visando a prevenção de sintomas relacionados aos sentimentos de “não aprender” e embasado no estudo da origem das dificuldades de aprendizagem, a psicopedagogia visa o desenvolvimento de atividades que estimulam as funções cognitivas, abordando simultaneamente as questões afetivas e sociais do paciente.

O trabalho psicopedagógico aborda: Anamnese, diagnóstico e Intervenção.

Anamnese: Levantamento de informações sobre as dificuldades ou transtornos que estão interferindo no processo de aprendizagem.

Diagnóstico: Ocorre através da avaliação individual do paciente, por meio de atividades que auxiliam a detectar os principais pontos de interferência.  Para isto, é necessário o uso de instrumentos avaliativos tais como, anamnese (entrevista com os pais e/ou responsáveis), provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA (nível de aprendizagem), Confias (para habilidades de leitura e escrita), Promat – Coruja (para habilidades matemáticas), atenção, memória, funções executivas, entre outros.

Nelas serão investigadas todo o processo de aprendizagem como:

  • Leitura
  • Escrita
  • Cálculos
  • Organização textual
  • Construção do conhecimento
  • Estilo de aprendizagem
  • Nível e tipo de inteligência
  • Intensidade e frequência que ocorrem as dificuldades
  • Possíveis interferências
  • Auxilia no direcionamento de como trabalhá-las.

 

 

Para que se possa ter uma visão mais completa, também é realizado o levantamento sobre questões específicas e gerais do paciente, junto com a família e no ambiente escolar.                     .

– Intervenção: É construída a partir do diagnóstico específico de cada paciente, com programas estruturados e completos, a fim de trabalhar o desenvolvimento da aprendizagem. Ela contribui para a construção da autonomia e independência por meio da relação com o saber/aprender.

 

 


Veja outras de nossas especialidades

Fale conosco